Angiologia e Cirurgia Vascular

Tratamento de varizes a laser

O QUE É?

Tratamento realizado para reduzir ou eliminar as pequenas veias e vasinhos dilatados, vermelhos e arroxeados, podendo ser usado nas pernas, face e em qualquer outra área do corpo.

É um método eficiente, seguro e não invasivo, indicado para quem tem medo de agulha ou para quem deseja experimentar uma opção mais rápida e com resultados mais duradouros.

A única restrição é o tratamento de peles muito morenas e/ou muito bronzeadas.

Como funciona o laser?

A energia luminosa produzida pelo laser penetra na pele da região a ser tratada, sendo absorvida pela hemoglobina ( pigmento que dá cor ao sangue ) do vaso. Esta energia luminosa é convertida em calor, coagulando o sangue e destruindo as paredes dos vasos.

Ao longo do tempo e com o acúmulo de sessões, o vaso vai sendo reabsorvido pelo organismo, seu calibre vai diminuindo até que ele desapareça ou fique bem menos visível. É necessária uma média de 1 a 5 sessões no mesmo local, com intervalos de aproximadamente um mês entre elas.

Como é feito o laser de varizes?

É feito pelo médico, no consultório, sem necessidade do uso de creme anestésico.

O tratamento é muito bem tolerado pela grande maioria dos pacientes. Antes de iniciar o procedimento aplica se um gel gelado na área com vasos. A ponteira do laser, que tem o formato de uma “bolinha” em sua extremidade, só pode encostar uma vez em cada vaso. Todos os microvasos do paciente podem ser tratados no dia da sessão. Cada vez que o laser

é disparado o equipamento registra o número de disparos que foram feitos no paciente.

Os disparos vão sendo feitos sucessivamente, um ao lado do outro, ao longo do trajeto dos vasos. A sessão é rápida, mesmo nos pacientes que têm um grande número de vasos.

Este procedimento é aprovado pela ANVISA e FDA americano.

Quando o resultado é visível?

O resultado é visível aproximadamente 1 mês após a sessão, quando os vasos ficam com a sua espessura mais fina. Alguns vasos podem desaparecer imediatamente após a sessão, mas a maioria vai gradativamente desaparecendo ao longo das sessões.

A melhora do aspecto dos vasos e o seu sumiço continua a acontecer por alguns meses após o término das sessões. Qualquer região do corpo pode ser tratada. Na face os resultados costumam ser mais rápidos do que nas pernas..

Quais cuidados são necessários?

O paciente deve evitar se expor ao sol um mês antes da sessão e durante todo o tratamento. Se decidir interromper as sessões de varizes a laser, o paciente pode voltar a se expor ao sol normalmente. Logo após o procedimento, a pele da região tratada pode ficar avermelhada, geralmente por pouco tempo. Se a face foi tratada, o paciente pode usar maquiagem logo após a sessão. Se o laser foi feito nas pernas, o paciente deve evitar exercícios intensos e massagens no local por 24 horas após as aplicações. Em caso de dúvida o médico deverá ser contactado, ele deixará a disposição seu email e celular.

Qual é a contra indicação?

O laser de varizes é contra indicado em gestantes, peles negras, muito morenas ou bronzeadas.